Épocas Literárias
Épocas literárias
by heleira02 on Sep 09, 2011
Épocas literárias
-
- 2. A
história da Literatura é didaticamente dividida em conjuntos (Eras) ou
períodos (escolas) , levando em conta o momento histórico em que
tais obras foram produzidas.
- 3. No estudo da literatura,
costuma-se dividir a produção literária de um país em Eras/Épocas, e
essas Eras/Épocas dividem-se em fases menores, também conhecidas como
escolas, correntes ou movimentos. As escolas literárias correspondem à
fases (períodos) histórico-culturais em que determinados valores
estéticos e ideológicos resultam na criação de obras mais ou menos
próximas no estilo e na visão de mundo. Diferenciam-se do estilo de
época por terem uma abrangência maior, englobando circunstâncias como
as condições do meio, as influências filosóficas e políticas, etc.
- 4.
Uma escola literária é composta por um conjunto de obras e autores
com semelhanças estilísticas e temáticas que predominam durante um
determinado espaço de tempo. O termo escola literária é equivalente a
estilo literário ou estilo de época . Estilo literário ou estilo de
época é o conjunto de características comuns a grande maioria das
obras de um determinado período cronológico. Estilo pessoal é o
conjunto de características temáticas e estilísticas de um determinado
autor.
- 5. Qualquer obra literária traz em si marcas do contexto
em que foi produzida, como: Ideologia dominante no período Realidade
social do período Realidade política do período Realidade econômica do
período Cultura dominante no período
- 6. Assim, qualquer
período literário (ou artístic o) pressupõe: momento histórico
delimitado (normalmente algumas décadas), onde se dá a adesão de vários
escritores à normas e princípios comuns; conjunto similar de influências
sociais, culturais e ideológicas agindo sobre as mentalidades;
elaboração estética semelhante, seja nas técnicas de construção
literária, no estilo, na temática e nos pontos de vista sobre o ser
humano e a vida.
- 7. A ascensão, predominância e decadência de
uma escola ou de um movimento não ocorrem arbitrariamente, apenas pela
vontade dos artistas, mas resultam de um processo complexo de
influências do espírito de cada época sobre os indivíduos. Em certas
circunstâncias históricas - crises políticas, mudanças violentas ou
condições opressivas - a criação de uma arte nova, de um estilo novo e
de uma nova maneira de registar as coisas torna-se urgente para os
escritores e os artistas em geral. Entretanto, a vitória de uma nova
corrente não apaga de todo o prestígio e a força da antiga. Podemos
assistir à coexistência de movimentos opostos numa mesma faixa temporal.
Logo as datas de início e fim de um período não implicam o predomínio
automático de um período sobre outro, mas a tentativa de ordenação e
simplificação pedagógica dos fenómenos literários .
- 8. Século
XII (Fundação de Portugal) ao Século XVI (Descobrimentos) TEOCENTRISMO
FEUDALISMO DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA MISTICISMO IRRACIONALISMO
- 9.
Cantigas (amor, amigo, escárnio e maldizer). Predomínio da emoção.
Cristianismo. Influência das tradições populares. Temas profanos.
Ambiente cortês, rural ou marítimo. Temas: amor, saudade, crítica
social. Exaltação do ideal cavaleiresco. Emprego de formas simples.
Estrutura simples, repetições. POESIA TROVADORESCA
- 10.
Separação entre a música e o texto poético. Ascensão da burguesia
mercantilista. Expansão comercial e marítima. Desenvolvimento cultural.
Transição do teocentrismo para o antropocentrismo. Fernão Lopes:
Crônicas Históricas, ênfase no campo psicológico, personagens. Gil
Vicente: Teatro popular. - profano (sátira ao teocentrismo); -
alegoria - metafórica; - tipo - não fala nomes; - quadros -
sem seqüência: mentalidade medieval. HUMANISMO Início: 1434 (nomeação de
Fernão Lopes) Término: 1527 (retorno de Sá de Miranda) TRANS IÇÃO
- 11.
Século XVI (Descobrimentos) ao Século XIX (Revolução Francesa e
Invasões) De cerca de 1527 até 1825 (data da publicação do poema Camões
de Almeida Garrett) Compreende três escolas literárias: Classicismo -
sec. XVI Barroco - sec. XVII Arcadismo/Neoclassicismo - sec. XVIII
- 12.
Idealização amorosa. Predomínio da razão. Paganismo. Influência da
cultura greco-romana. Antropocentrismo. Universalismo. Busca de clareza e
equilíbrio. Nacionalismo. Gosto pelo soneto (forma clássica). Busca do
equilíbrio formal. Camões. Séc. XVI. RENASCIMENTO ANTROPOCENTRISMO
MERCANTILISMO ABSOLUTISMO MONÁRQUICO CIENTIFICISMO RACIONALISMO REFORMA E
CONTRA REFORMA CLASSICISMO
- 13. Conflito (antropocentrismo X
teocentrismo). Oposição (material X espiritual). Conflito entre fé e
razão. Cristianismo. Morbidez, angústia. Idealização amorosa,
sensualidade. Consciência da efemeridade do tempo. Gosto por raciocínios
complexos. Gosto pelo soneto. Construções complexas e raras, uso de
figuras de linguagens. Séc. XVII Sugestões sonoras e cromáticas (cor).
BARROCO
- 14. Predomínio da razão. Universalismo. Materialismo,
cientificismo. Paganismo. Gosto pela claridade. Mulher distante,
abstrata. Sobriedade. Objetivismo. Natureza como pano de fundo,
BUCOLISMO. Belo artístico equivalente à imitação perfeita dos modelos
clássicos Séc. XVIII ARCADISMO
- 15. Século XIX e Século XX (de cerca de 1825 até à 2ª. Grande Guerra)
- 16. Século XX (da 2ª. Grande Guerra aos nossos dias) Do Neo-Realismo à Actualidade
- 17.
R E N A S C I M E N T O R E V I N D U S T R I A L / F R A N C E S A
TROVADORISMO SEC. XII a SEC. XIV HUMANISMO SEC. XV CLASSICISMO SEC. XVI
BARROCO SEC. XVII ARCADISMO NEOCLASSICISMO SEC. XVIII ROMANTISMO SEC.
XIX (1ª metade) REALISMO NATURALISMO PARNASIANISMO SEC. XIX (2ª
metade) SIMBOLISMO SEC. XIX (final) PRÉ-MODERNISMO SEC.XX (início)
MODERNISMO SEC. XX 1º tempo = 1922 a 1930 2º tempo = 1930 a 1945
3º tempo = 1945 a ???? ESCOLAS LITERÁRIAS ERA MEDIEVAL ERA
CLÁSSICA ERA MODERNA