Estilos de época
As manifestações artísticas demarcadas nos estilos de época foram produto de um contexto histórico-social dominante.
As manifestações literárias integram os chamados estilos de época
Didaticamente dizendo, no estudo da
Literatura compreendemos que todas as manifestações artísticas
pertenceram a uma dada escola literária, também chamadas de estilos de época. Partindo
de tal princípio, nosso propósito é fazer com que você se familiarize
com os traços norteadores desses estilos (ou, caso prefira, dessas
escolas literárias), no sentido de entender de forma significativa
alguns deles, tais como o Barroco, Arcadismo, Romantismo, entre outros, dos quais já temos conhecimento.
Todos os representantes do cenário artístico, brasileiro ou não,
viveram à margem de um determinado tempo, de uma determinada época e
tiveram o privilégio de vivenciar os acontecimentos, os fatos
manifestados no plano político, econômico e social da época em questão.
Em virtude de tais pressupostos, não seria possível falar do
Renascimento sem mencionar a crise do feudalismo; fazer referência ao
Romantismo sem lembrar a Revolução Francesa; mencionar o Realismo sem
contextualizar a Revolução Industrial, e assim por diante. Dessa forma,
tornam-se evidentes as características demarcadas no subjetivismo dos românticos, na ideologia de cunho social impressa na visão dos escritores da época realista, etc.
Entendemos, assim, que tudo o que se fez visto por nós foi genericamente caracterizado como fruto de uma determinada realidade, tanto no que se refere ao plano formal (geralmente manifestado nas criações poéticas) quanto no que se refere ao plano das ideias (manifestado nas criações sob a forma de prosa) do discurso em si. Seguindo essa linha de raciocínio, todo esse cenário serviu tão somente como pano de fundo para que os artistas pudessem expor seus posicionamentos, sua visão ideológica acerca da realidade circundante.
Cabe aqui ressaltar que mesmo tendo uma dada época como suporte, cada escritor se fez reconhecido por um estilo próprio, por uma maneira individual de compor as criações, mesmo porque o caráter ímpar do ser humano não se desvencilha de questões relacionadas a aspectos dessa natureza. Assim, a forma que um determinado artista dá a um determinado tema nunca é a mesma que outro daria. Por isso, de forma a dar suporte à afirmação que ora fazemos, constatemos o que nos revela o poeta Manuel Bandeira*:
O estilo não é o enfeite: o estilo nasce do caráter mesmo do escritor e é a marca da sua personalidade.
Mediante as elucidações aqui mencionadas, torna-se interessante conferir um pouco mais acerca da periodização da literatura brasileira, enfatizando as demarcações impressas nesses estilos de época, retratadas mediante os quadros panorâmicos abaixo, tendo em vista o cenário mundial, somado ao brasileiro:
Painel histórico-literário brasileiro
Entendemos, assim, que tudo o que se fez visto por nós foi genericamente caracterizado como fruto de uma determinada realidade, tanto no que se refere ao plano formal (geralmente manifestado nas criações poéticas) quanto no que se refere ao plano das ideias (manifestado nas criações sob a forma de prosa) do discurso em si. Seguindo essa linha de raciocínio, todo esse cenário serviu tão somente como pano de fundo para que os artistas pudessem expor seus posicionamentos, sua visão ideológica acerca da realidade circundante.
Cabe aqui ressaltar que mesmo tendo uma dada época como suporte, cada escritor se fez reconhecido por um estilo próprio, por uma maneira individual de compor as criações, mesmo porque o caráter ímpar do ser humano não se desvencilha de questões relacionadas a aspectos dessa natureza. Assim, a forma que um determinado artista dá a um determinado tema nunca é a mesma que outro daria. Por isso, de forma a dar suporte à afirmação que ora fazemos, constatemos o que nos revela o poeta Manuel Bandeira*:
O estilo não é o enfeite: o estilo nasce do caráter mesmo do escritor e é a marca da sua personalidade.
Mediante as elucidações aqui mencionadas, torna-se interessante conferir um pouco mais acerca da periodização da literatura brasileira, enfatizando as demarcações impressas nesses estilos de época, retratadas mediante os quadros panorâmicos abaixo, tendo em vista o cenário mundial, somado ao brasileiro:
Painel histórico-literário brasileiro
Era colonial
Era Nacional
Fonte (tabela): DE NICOLA, José. Painel da literatura em língua portuguesa: teoria e estilos de época do Brasil e Portugal. São Paulo: Scipione, 2006
*BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. 4 ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.
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